Convocação de palestrantes para a ESOMAR América Latina 2025

Reserve a data de 1 a 3 de abril de 2025, quando a ESOMAR reunirá todos os apaixonados pelo dinâmico cenário de negócios da América Latina. Junte-se a nós em Lima - uma cidade rica em história, cultura e inovação - enquanto preparamos o palco para o ESOMAR Latin America 2025.
Enquanto nos preparamos para elevar o setor de insights, nossa chamada para palestrantes já está aberta. Convidamos você a enviar suas histórias revolucionárias, estudos de caso inovadores e metodologias de ponta. Vamos nos elevar coletivamente a novos patamares e mostrar os mais recentes sucessos e avanços na região.
Não perca os principais marcos!
Prazo final para envio: 11 de outubro de 2024
Publicação do programa: 13 de dezembro de 2024
Prazo final dos trabalhos escritos: 17 de janeiro de 2025
Prazo final das apresentações: 28 de fevereiro de 2025
Speak Live in Perú: 1 a 3 de abril de 2024
Bem-vindo ao “Altitude” - Lima, Peru, 1 a 3 de abril de 2025
Este ano, vamos nos elevar acima do horizonte, explorando novos patamares de conhecimento, inovação e colaboração em pesquisa de mercado. Imagine cada apresentação como um pico, contribuindo para uma cadeia de insights que moldam o futuro do nosso setor.
Convidamos você a fazer parte dessa ascensão, enriquecendo nossa jornada coletiva com suas percepções, inovações e conhecimentos exclusivos.
Elevated Ideas:
1. Alcançando novos patamares
Explorar a sinergia entre inteligência humana e tecnologia, com foco em inovações da América Latina e o impacto nas gerações futuras.
Explorar como a IA pode complementar os processos humanos de tomada de decisão para aprimorar a solução de problemas e a criatividade na pesquisa de mercado.
Apresentar estudos de caso de ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas na América Latina que estão impulsionando mudanças no setor.
Investigar os padrões de comportamento, as preferências e as expectativas de marca da Geração Z e da Geração Alpha e como esses insights podem influenciar as estratégias de negócios futuras.
Examinar a crescente importância do envelhecimento da população, explorando oportunidades para as marcas se envolverem com a Silver Economy como uma nova tendência e como essa mudança demográfica moldará as futuras estratégias de mercado.
2. Pontos fortes da cúpula
Destacar os pontos fortes exclusivos da região da América Latina, com foco na resiliência, no impacto social e no poder da inclusão.
Discutir a adaptabilidade e a resiliência dos mercados latino-americanos na superação de crises econômicas e desafios de segurança.
Compartilhe estudos de caso de estratégias de marketing localizadas bem-sucedidas que abordam com eficácia as nuances culturais das regiões da América Latina.
Apresentar o papel da pesquisa social e das iniciativas ESG na formação de práticas comerciais responsáveis, com foco na sustentabilidade e na confiança do consumidor.
Explorar como as marcas podem se conectar de forma eficaz com a crescente demanda por produtos mais sustentáveis e éticos e as estratégias que podem impulsionar o envolvimento do consumidor nessa área.
Compartilhe estratégias para projetar pesquisas de mercado inclusivas que capturem perspectivas diversas e atendam às necessidades de comunidades sub-representadas.
3. Visões futuras
Investigar o futuro da pesquisa de mercado por meio da IA e do poder da narrativa visual, enquanto decodifica as diferenças culturais entre os países da América Latina.
Analisar a integração da IA nas metodologias de pesquisa qualitativa e quantitativa e seu potencial para revelar insights mais profundos.
Demonstrar como a narrativa visual orientada por IA pode melhorar a apresentação e a comunicação dos resultados da pesquisa para públicos mais amplos.
Comparar insights culturais e comportamento do consumidor em diferentes países da América Latina para identificar pontos em comum e as principais diferenças.
4. Além da superfície
Utilizar a semiótica para enriquecer a pesquisa de mercado e identificar comportamentos duradouros do consumidor em meio a tendências rápidas.
Explore o uso da semiótica para decodificar símbolos culturais, narrativas e mitos que influenciam o comportamento do consumidor e a percepção da marca.
Identificar tendências e comportamentos duradouros do consumidor que permanecem constantes apesar das rápidas mudanças na dinâmica do mercado.
Discutir os conjuntos de habilidades em evolução exigidos no setor de pesquisa de mercado, concentrando-se em estratégias para atrair e reter os melhores talentos necessários para prosperar nesta nova era de inovação e avanço tecnológico.
5. Ascensão rápida
Menos é mais! Este ano, para incluir mais vozes, queremos considerar a possibilidade de apresentar sessões concisas e impactantes que abordem uma série de tópicos inovadores em um curto espaço de tempo.
Destacar inovações pequenas, porém significativas, que estão remodelando o cenário da pesquisa de mercado, com exemplos práticos de sua aplicação.
Discuta o futuro do trabalho em pesquisa de mercado, concentrando-se nas habilidades e ferramentas necessárias para navegar pelas tendências e tecnologias emergentes.
Apresente técnicas eficazes de pesquisa mobile-first, com exemplos de como elas podem ser aplicadas para atingir um público mais amplo.
Discuta a aplicação da semiótica na descoberta de percepções culturais profundas, com exemplos reais de pesquisa de mercado.
Apresentar estratégias para identificar e colaborar com microinfluenciadores para criar campanhas de marketing impactantes.
Identificar oportunidades de nichos de mercado na região da América Latina, com histórias de sucesso de como esses mercados foram explorados.
6. Desafios da Apex
Abordar os desafios éticos e metodológicos da pesquisa de mercado e explorar o equilíbrio entre a tecnologia e a intuição humana.
Examinar os desafios éticos apresentados pelos painéis de pesquisa on-line, incluindo questões de fraude na Internet e privacidade de dados.
Discutir as compensações entre a consistência da pesquisa global e a necessidade de personalização local em diversos mercados.
Explore o equilíbrio entre a eficiência tecnológica e o valor insubstituível da intuição humana na pesquisa qualitativa.
Investigar como as novas metodologias e tecnologias estão permitindo uma tomada de decisão mais ágil e ajudando as organizações a se adaptarem rapidamente às tendências do mercado e às necessidades dos consumidores.
7. Pioneiros no Pináculo
Concentrar-se nas contribuições de jovens pesquisadores no cenário de pesquisa de mercado em evolução e em como eles estão redefinindo o setor.
Destacar as contribuições inovadoras de jovens pesquisadores e as novas perspectivas que eles trazem para o setor.
Refletir sobre as transformações significativas na pesquisa de mercado desde a década de 1990 e como o setor se adaptou a essas mudanças.
Discuta o impacto da IA, da TI, da digitalização e do aprendizado de máquina no setor de pesquisa de mercado e a lacuna que isso criou entre as startups de tecnologia e as agências tradicionais.
Explore como a nova geração está redefinindo a ética e a transparência dos dados, estabelecendo novos padrões para o setor.
Compartilhe estratégias para cultivar e aproveitar talentos para atender às demandas da pesquisa de mercado moderna, garantindo um legado para as gerações futuras.
8. Território desconhecido
Comemorando a criatividade e a inovação na pesquisa de mercado e incentivando os envios que pensem fora da caixa, aceitamos envios que desafiem o pensamento convencional, apresentem ideias inovadoras ou ofereçam abordagens inovadoras que não se encaixem perfeitamente nas categorias existentes.
Envie sua proposta até 11 de outubro
Participe deste evento inspirador, no qual as principais mentes da pesquisa de mercado atingirão novos patamares de conhecimento e inovação. Compartilhe suas percepções para ajudar a elevar nosso setor, moldando um futuro mais impactante e com visão de futuro
Obrigado pelo seu interesse! Não estamos mais aceitando propostas para o ESOMAR América Latina 2025. Fique atento para atualizações sobre as apresentações selecionadas e o programa do evento.
Your organising committee:
Priscila Aramburu, Diretora de Pesquisa Qualitativa do Grupo De la Riva, México
Patrícia Beber, Chief Performance Officer da Ipsos, Brazil
Rafael Cespedes, CEO da Provokers, Chile (Representante da ESOMAR)
Ezequiel Erdei, Diretor Executivo da MegaResearch, Argentina
Vanessa Guima, Gerente Sênior de Pesquisa de Mercado da Alicorp, Peru
Andrea Micolta Lopez, Analista Sênior da Central de Inteligência da Postobon, Colômbia
Rosario Mellado, Diretora Sênior da Ipsos, Peru (Representante da ESOMAR)
Urpi Torrado, CEO da Datum International, Peru (Representante da ESOMAR)



Monique Johnson
ESOMAR Staff, Global Content & Events Specialist at ESOMARMonique is our Global Content & Events Specialist. Among her wide range of responsibilities are ensuring strong content development and delivery, through own research and close liaison with internal teams and external partners and is ensuring that each aspect of any ESOMAR event is delivered on time, within target and with sound financial results.
Originally Monique joined the ESOMAR Members Relations team as Customer Solutions Specialist in 2021 where she also assisted ESOMAR Reps in delivering local events.